Empreender ou fazer carreira em uma empresa? A linha tênue entre as duas opções

A carreira de TI nos dá muitas possibilidades profissionais. Com o crescimento da cultura startup muitos profissionais de TI vivem um dilema entre construir uma carreira profissional dentro de uma empresa ou iniciar seu próprio empreendimento.

Acredito que essa escolha esteja relacionada diretamente ao perfil do profissional e em qual cenário se sente mais confortável para desempenhar melhor seu trabalho.

Entretanto as características de um profissional que deseja obter sucesso como dono de seu próprio negócio ou como colaborador de uma empresa são praticamente as mesmas.

Em ambos casos você precisa constantemente se superar e buscar conhecimento e diferenciais para a empresa. É necessário que esteja focado no seu trabalho e entender qual seu propósito na empresa para obter o melhor desempenho. Saber o impacto que você gera na empresa, nos demais colaboradores e na sua família. Para obter sucesso, o profissional precisa ir além, precisa compreender o todo e fazer acontecer buscando soluções.

 

Empreender seu próprio negócio não é uma tarefa tão simples. Não basta apenas ter uma ideia genial e ser um ótimo técnico. As habilidades em gestão, comunicação e marketing são essenciais para iniciar e manter a empresa. Caso não tenha essas características é importante que tenha um sócio que possa suprir essas necessidades. Sua equipe deve ser eficiente e focada no objetivo. Além de tudo isso ainda existe o investimento financeiro e de tempo. Muito provavelmente você irá trabalhar muito mais do que 8h diárias.

 

Mas ser empreendedor não se resume apenas em ter sua própria empresa. Um profissional pode ser um empreendedor dentro da empresa em que trabalha. Para isso ele deve ter basicamente a mesma mentalidade que o empresário. Deve ir além, assumir riscos e responsabilidades e se sentir como parte da empresa que trabalha, como se fosse realmente um dos sócios.

É comum dizer que há mais estabilidade sendo colaborador de uma empresa do que sendo dono do próprio negócio, mas isso não é uma verdade absoluta. Uma empresa depende diretamente do desempenho de seus funcionários. São esses profissionais que juntos fazem a empresa acontecer. Se não existir um desempenho adequado a empresa pode sofrer financeiramente e o risco de demissões aumenta, principalmente para aqueles que não buscam seus diferenciais quanto aos demais. O funcionário está correndo riscos junto com a empresa em que trabalha, embora em proporções e maneiras diferentes.

Na tabela abaixo segue algumas comparações:

Empresário Carreira
Estabilidade Convive com o risco, embora esse risco possa ser reduzido com um bom planejamento e muito trabalho. Possui mais garantias por ser amparado por leis trabalhistas, mas só isso não garante crescimento e garantia de emprego.
Flexibilidade de tempo Tem liberdade total para criar seus horários e conciliar atividades, apesar da carga de trabalho ser provavelmente muito maior do que trabalhando como CLT. Dependendo do negócio não precisa seguir horário comercial. Pouca flexibilidade de tempo devido a necessidade de cumprir horas diárias de trabalho. Em geral cumpre horário comercial.
Renda Depende diretamente do seu esforço, mas com a necessidade de inspirar o restante da equipe a obter o melhor resultado, pois depende também de seus colaboradores. Depende diretamente de seu esforço indo além do que é solicitado e buscando aperfeiçoamento e novos conhecimentos.Em geral recebe benefícios como plano de saúde, alimentação e transporte, além do FGTS.
Habilidades Precisa deter muitos conhecimentos e habilidades. Além de ter a ideia e o diferencial é necessário entender de administração, comunicação, marketing e outros. São por essas razões que muitas vezes é preciso ter uma bagagem profissional antes de “se aventurar” abrindo uma emrpesa. Pode começar com pouco conhecimento e ir evoluindo a medida que busca novos conhecimentos e vai adquirindo carga de trabalho.

 

O fato é que independente do modelo de trabalho o profissional desejar ele deve sempre buscar ter seus diferencias e principalmente que se deseja ser ou ter algo a mais depende apenas do seu próprio esforço e dedicação.

Deixe uma resposta